Que muitos atletas e amadores torcem o nariz para determinados equipamentos, acessórios e até roupas é um fato bem comum. Mas ao contrário do que muitos pensam sobre as jaquetas ou anoraques corta vento, podem ser muito mais úteis do que se imagina e com o peso e volume muito menor do que o ganho que proporcionam, garantindo um excelente custo x benefício para encarar os mais diversos ambientes pescarias, treinos e passeios de qualquer modalidade seja no mar, na praia, na academia, na corrida, ou pedalando.

Por que usar um corta vento?

Acredite, existem vários fatores para você acrescentar uma jaqueta corta vento ao seu vestuário esportivo, vamos apontar alguns deles para que você possa perceber a importância dessa roupa para a pratica esportiva. Para começar, as jaquetas corta vento são itens que não apenas servem para os dias de vento como a maioria pensa, acredite, o nome está mais relacionado à manter o incidência de vento sobre o corpo, ajudando inclusive na performance dependendo dos materiais dos quais ela é formada, sem contar no conforto.

Alguns modelos podem ser utilizados em diversos tipos de climas, já que dependendo dos materiais utilizados pelos fabricantes, elas podem ser bem finas e leves para maior desempenho e praticidade para serem guardadas após o uso, ou ainda podem ser felpadas, ideais para os locais de dias mais frios, garantindo que o corpo se mantenha afastado do vento e do frio.

Como escolher a jaqueta corta vento ideal?

Na hora de escolher uma jaqueta corta vento, a quantidade de marcas e modelos disponíveis pode confundir. Por isso, ter em mente alguns fatores pode ajudar nessa indecisão para não comprar algo que depois você se arrependa pela falta de uso, segue algumas dicas:

  • Defina o tipo de material que você precisa: Esse é com certeza um ponto muito importante, afinal para quem mora em regiões muito quentes, escolher uma jaqueta corta vento felpada não faz o menor sentido, mesmo ao sair pedalar pelas cinco da manhã. Além de serem mais pesadas, vão atrapalhar no peso e acomodação após o dia raiar caso seu pedal seja focado no treino e não no deslocamento com muitos materiais, como uma mochila por exemplo, onde é possível guardá-la.
  • Verifique a necessidade de uso: Os materiais de confecção das jaquetas de ciclismo do tipo corta vento são basicamente iguais, uma espécie de plástico, ou seja, muitas podem não oferecer uma grande capacidade de respiração para a pele, então se a sua necessidade é pedalar bem cedo, ótimo, elas vão ajudar bastante no seu conforto, mas se você é do tipo que sai lá pelas nove da manhã com o sol já esquentando, a menos que esteja em um local mais frio no inverno, elas vão fazer uma verdadeira sauna durante o treino.
  • Entenda qual a sua necessidade para cada tipo de jaqueta corta vento: Se você procura por performance, uma jaqueta corta vento leve, flexível, fina e até mesmo sem bolsos vai suprir todas as suas necessidades (se você morar em um lugar mais quente, ou vai pedalar das oito da manhã em diante). Agora se a sua intenção é fazer grandes percursos pelo sul ou regiões montanhosas muito úmidas, com trilhas mais fechadas, é melhor buscar por uma jaqueta leve, mas com tecidos ligeiramente mais grossos, bem no estilo capa de chuva, afinal, elas poderão proteger ainda mais do vento, bem como da umidade. Mas cuidado – sair com uma dessas e rodas muitos quilômetros no calor vai gerar um desconforto bem grande.
  • Horário para o uso e cores: Vai pedalar à noite? remar em rios e lagos? Pescar nas pedras ?
    as jaquetas corta vento vão ajudar da mesma forma técnica, mas alguns modelos tem um detalhe interessante – possuem cores chamativas e até mesmo diversos refletivos espalhados por sua extensão, facilitando a visibilidade, ou seja, deixe a jaqueta corta vento preta básica para outras situações, e aumente a sua segurança com aquelas que possuem cores mais vivas.
  • Item obrigatório nas provas mais técnicas do mundo: hoje o corta vento se tornou item obrigatório de segurança nas principais provas de trail, corridas de aventura do mundo, por isso é ideal ter um produto que além de tecnológico você esteja pronto a utilizar.

Pin It on Pinterest