Desde do início desde década o uso das linhas de multifilamento vem se popularizando entre os pescadores esportivos, podemos dizer que no inicio as linhas estavam sendo testadas e que nos últimos anos a qualidade das fibras e os métodos de confecção foram virando o jogo, e hoje a linha de multifilamento está presente em praticamente todos as tralhas dos pescadores. Para cada tipo de pescaria, um tipo de linha ideal.

As linhas de multifilamento são fabricadas com fibras sintéticas muito finas e podem ser Dyneema ou Spectra, de acordo com a marca o que muda é a forma de concepção, tipo de tratamento que é dado na fundição dos micro fios, a soma desses fatores podem alterar a superfície da linha deixando mais lisa, reduzir sua aspereza, menos elástica assim por diante.

Na maioria das vezes dependendo da marca e do processo de fabricação podem ser até duas vezes mais fortes que as linhas de monofilamento, isso garante enorme vantagem para o pescador esportivo que já se adaptou com o uso da linha multifilamento.

Esses modelos de linhas possuem um coeficiente de elasticidade que é quase nula, não faz aquele efeito de mola quando liberada do carretel, porém requer regulagem pouco mais leve do freio da carretilha ou molinete, usando-se menos frenagem, para compensar a falta de elasticidade.

Por ser inelástica aumenta bastante a sensibilidade das batidas na linha, ou ponto interessante é usar esta inelasticidade para dar resposta imediata nas fisgadas, essa diferença vai ser notada na pescaria de peixes que exigem esta rápida reação como a pesca de dourados de água doce.

Como são linhas coloridas é recomendado o uso de um leader de fluorcabon, este leader pode variar o tamanho e a bitola de acordo com a pescaria, por exemplo uma pesca de robalos usamos linhas de multifilamento de 0,19mm com um leader de fluorocarbon 0,47mm com aproximadamente 25cm, na pescaria de anchovas usamos linha 0,32 com lider 0,62mm de 35cm. Cada pescador pode desenvolver a sua técnica para uso do leader.

Nas primeiras pescarias com este tipo de linha é necessário um período de adaptação, exigindo por parte do pescador paciência, conforme ele vai pegando a confiança e os resultados começam a ser alcançados logo das pescarias sem percebe-se que está usando um material diferente.

Uma unânime entre os teste com anos equipe foi o desconforto quando o anzol ou isca enrosca em uma estrutura, arrebentar uma linha multifilamento não é tarefa fácil, principalmente quando a bitola é maior que 0,40mm, inclusive mesmo querendo corta-lá não é tão simples, é recomendado o uso de tesouras serrilhas.

Quanto ao nós, assim como as linhas de monoflilamento é indispensável que se faça um teste antes de arriscar perder uma bela briga, por serem pouco abrasivas as linhas de multifilamento podem escorregar, alguns nós podem apresentar este defeito, verifique antes de usar. A nossa experiência com linha de multifilamento grossas fez com que sempre fosse adotado um leader de monofilamento na ponta mesmo em uma pescaria pesada como a da Pirarara, dando preferência para os de fluorcarbon.

Depois de muito testar em nossas pescarias podemos comprovar que em condições normais de uso, as linhas de multifilamento acabam tendo o custo x benefício melhor que as linhas de monofilamento, quanto maior a bitola maior é a durabilidade, por exemplo uma linha 0,56mm pode durar até um ano de uso, as linha de pesca de praia com bitola aproximada de 0,10mm, por serem muito finas e mais expostas aos efeitos do tempo mantém a sua qualidade até seis meses sem a necessidade de manutenção. Esta manutenção pode ser feita invertendo a linha ou lubrificando, neste caso recomendamos o uso do Jimo Silicone (inodoro) ou sprays específicos para linhas de pesca.

Hoje com os novos processos de fabricação as linhas de multifilamento são usadas em praticamente todas as modalidades de pesca, quem gosta de emoções fortes e de equipamentos cada vez mais leves e eficientes com certeza vai ficar satisfeito com o resultado das linhas de multifilamento.

Confira um vídeo que dá uma dica de como unir uma linha monofilamento com multifilamento:

Acesse o site e confiras os modelos e marcas disponíveis de linhas multifilamento.

Pin It on Pinterest